A carreira militar representa um caminho promissor para todo jovem no início de sua formação. Não à toa, o sonho de integrar as Forças Armadas tem feito a cabeça de muita gente. Para conseguir chegar lá, uma boa escolha é se matricular em um curso preparatório militar.

O desafio, afinal, é grande, assim como a concorrência por uma vaga em escolas da Aeronáutica, Exército, Marinha e Polícia Militar. Para você ter noção, somente na Escola de Formação Complementar do Exército (EsPCEx), única voltada à preparação de cadetes no Brasil, nos últimos cinco anos, houve aumento de 247,11% na quantidade de inscritos no processo seletivo.

Ainda assim, com dedicação, é possível chegar lá! Está considerando a possibilidade de começar um curso pré-militar e quer saber quais são os benefícios dele? Então, continue a leitura!

Ter acesso a conteúdo direcionado aos principais exames

Aliar a formação do 3° ano do Ensino Médio ao curso preparatório militar é a melhor forma de estar mais apto para o processo seletivo de instituições como:

Instituto Militar de Engenharia (IME);

Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA);

Academia da Força Aérea (AFA);

Escola Naval (EN);

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM);

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Nele, o aluno tem acesso a conteúdo específico para os exames e reforça seu aprendizado em áreas bastante cobradas, como Geometria Analítica, Trigonometria, Física Mecânica, Álgebra, Físico-Química e Redação. Durante o pré-militar, afinal, esses conceitos são tratados de maneira aprofundada, com um grau de exigência superior ao de quem não busca seguir carreira na área.

Destacar-se da concorrência

Como mostramos, todos os processos seletivos das escolas das Forças Armadas são bastante concorridos. A razão de tamanha procura é fácil de compreender, já que a carreira militar oferece possibilidades de ascensão, estabilidade, boa faixa salarial e benefícios tanto para o indivíduo quanto para sua família. Somados, claro, ao reconhecimento.

Assim, com o auxílio de professores e aulas especializadas, o candidato fica à frente de concorrentes que estudem em escolas tradicionais ou se preparem por conta própria para um colégio militar.

Vale a pena, inclusive, pensar no futuro. Afinal, além das vagas de formação inicial, às quais se dedicam o curso preparatório militar, para candidatos mais experientes, em alguns cargos é necessário ter também graduação em Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Informática, Magistério, Medicina, Psicologia, Pedagogia e Veterinária.

Contar com o apoio de professores especializados

Um corpo docente que tenha experiência com conteúdos de exames militares e conheça o perfil dos exercícios cobrados pode repassar seu conhecimento aos alunos e ensinar formas mais fáceis a eles de conquistar seus objetivos. Além disso, os profissionais ajudam com macetes e dicas que só quem já viveu esse momento pode entender.

Realizar simulados

Você quer chegar a um cargo promissor nas Forças Armadas? Então lembre-se de que pessoas de todo o país também perseguem esse sonho, o que torna essencial que cada candidato esteja muito bem preparado. Conhecer o perfil dos exames e simulá-los, dessa forma, é uma vantagem e tanto!

Em um curso preparatório militar, a realização frequente de simulados permite aos alunos mais conhecimento sobre o perfil das questões exigidas, respeitando o tempo de prova.

Com esse reforço, quando chega o momento de realizar o teste oficial, todos estão mais preparados e conseguem organizar sua estratégia para que o exame seja feito com bastante domínio e eficiência.

Estar em um ambiente em que haja mais incentivo

Manter contato direto com uma instituição, professores e, principalmente, alunos que tenham o mesmo sonho que o seu, permite que ele se mantenha bastante ativo em sua mente.

Conviver com pessoas que enfrentam o mesmo desafio da preparação, essencialmente rigorosa, alivia a tensão e permite o compartilhamento de experiências. Embora muitos de seus colegas possam se tornar concorrentes nas provas, lembre-se de que, se todos passarem, eles também podem continuar a estudar com você no futuro.

Conhecer macetes de cada prova

Cada prova das escolas militares tem suas peculiaridades e macetes, conhecidos somente por quem já é especialista na área. Embora eles não sejam suficientes para resolver todas as questões, não há dúvidas de que auxiliam o candidato a encontrar uma forma mais rápida de solucionar os problemas apresentados.

Além disso, também ajudam a desenvolver suas habilidades de memorização e, somados ao domínio dos conteúdos cobrados, alguns artifícios específicos valem para estratégias de sucesso à realização de um teste importante.

Contar com material de apoio completo

Além das horas dedicadas às aulas no curso pré-militar, é imprescindível também reservar algum período do dia às leituras e à realização de exercícios em casa. Um aluno que faz revisões e organiza seu plano de estudos aumenta as chances de ter êxito nas provas.

Para isso, o material de apoio oferecido nos cursos se torna o melhor amigo de quem procura dar mais atenção a cada nova matéria aprendida em sala. Nele, vale a pena fazer anotações e destacar dúvidas a apresentar nos plantões com professores. No futuro, toda a dedicação faz diferença.

Concorrer a excelentes cargos para homens e mulheres

Há alguns anos, ingressar nas Forças Armadas era privilégio exclusivo para homens. Hoje, felizmente, muitas coisas mudaram e as escolas oferecem também vagas a mulheres. Seja no Exército, na Aeronáutica, na Marinha ou na Polícia Militar, o caminho promissor é acessível a elas.

Ainda que nesses casos a concorrência seja maior, já que o número de oportunidades é mais limitado, alunas que se formam em um pré-militar já se colocam à frente dos demais candidatos.

Ao fim, o percurso até uma dessas carreiras pode realmente ser longo e desafiador, mas todo o esforço tende a ser compensado quando se assume um cargo voltado à defesa da soberania, ordem e segurança do país. O alto grau de exigência das instituições, assim, torna o curso preparatório militar um forte aliado de quem quer aumentar suas chances de conquistar a vaga, com todo o suporte necessário

O IPMIL – Instituto Padrão Militar, foi criado com o objetivo preparar jovens de 13 a 18 anos, para o ingresso nas forças armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou nas forças auxiliares (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), com o apoio de uma equipe extremamente capacitada, metodologia, plano de estudos, aulas das principais matérias cobradas nos atuais editais, preparo físico e psicólogo, o IPMIL proporciona ao aluno, o alicerce educacional como base para a admissão nas escolas militares.

Inscreva-se em: https://processoseletivo.ipmil.com.br/

font: alphaduque

Índice
+50 UNIDADES POR TODO BRASIL

Mude Hoje O Futuro
Do Seu Filho!

Benefícios da Carreira Militar:

  • Reconhecimento e Premiações
  • Estabilidade Financeira
  • Plano de Carreira