A Polícia é a corporação que exerce suas funções junto às forças armadas. O policial deve estar capacitado para assegurar o bem estar e a segurança da sociedade frente à aplicação das leis, tanto na prevenção quanto no judiciário. O profissional de polícia militar pode trabalhar nas mais diversificadas condições, horários e ambientes. Além disso, precisa saber se relacionar com os cidadãos educadamente e usar de força física somente em ocasiões de necessidade com indivíduos que se oponham a cumprir as leis.
Com as mulheres a profissão não é diferente! Existem apenas algumas alterações na forma de ingresso, porém a maioria são feitas do mesmo jeito.
O Policial Militar (PM) está sujeito às mais diversas situações perigosas durante o exercício de sua função. Desse modo, essa profissão deve ser escolhida por pessoas que realmente possuam o desejo de defender a segurança das outras pessoas em primeiro lugar. O PM pode executar, também, tarefas administrativas internas, for necessário.
Curso de formação para Policial Militar
O curso para Policial Militar tem duração média de um ano e se desenvolve em tempo integral com horários específicos e rígidos. Algumas disciplinas são lecionadas por policiais e outras por professores convidados. Metade do curso para PM é formado pelas disciplinas teóricas e outra metade pelas disciplinas práticas.
Esse curso tem por objetivo formar profissionais capazes de assegurar a segurança dos cidadãos comuns.
No entanto, são necessários alguns quesitos básicos para poder entrar nessa formação, como:
- ter nacionalidade brasileira,
- estar em dia com as obrigações militares se o cidadão for do sexo masculino,
- possuir altura mínima de 1,65m pra os ambos sexos,
- possuir peso proporcional à altura,
- ter idade mínima de 18 anos e não ter completado a idade máxima de 30 anos,
- não ter sido condenado por crime doloso,
- ser aprovado no exame de prova escrita na classificação,
- ser aprovado na avaliação de capacidade técnica,
- ser considerado apto no exame médico e odontológico de saúde,
- passar ileso no questionário de investigação social,
- ser considerado apto no exame psicológico,
- não utilizar drogas ilícitas,
- possuir carteira nacional de habilitação,
- comprovar a escolaridade exigida no edital,
- estar em dia com as obrigação eleitorais e não possuir tatuagem ou pinturas em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando estiver usando uniforme militar de qualquer modalidade.
Grade do Curso da Polícia Militar
Veja as principais disciplinas desenvolvidas no curso de formação de polícia militar.
- Práticas de uso legal de arma de fogo;
- Ação policial;
- Saúde física
- Acompanhamento velado
- Criminologia
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direitos Humanos
- Direito Constitucional
Instituições de formação de Policial Militar do Brasil
Essas são algumas das instituições de ensino que oferecem o curso de formação de policiais militares.
- Escola Superior de Formação de Soldados – PIRITUBA NET – Pirituba – SP
- Academia de Polícia Militar de Minas Gerais – APMMG – Belo Horizonte – MG
- Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB – Barro Branco – SP
- Academia de Polícia Militar do Paraná – APMPR – Curitiba – PR
- Academia de Polícia Militar da Paraíba- APMPB – João Pessoa – PB
A profissão
O profissional formado no curso da polícia militar deve ter uma conduta respeitável, ser justo e imparcial, amar a verdade e a responsabilidade como fundamentos da dignidade pessoal, respeitar a dignidade de qualquer cidadão, praticar permanentemente o espírito de cooperação, proceder de maneira ilibada, acatar as autoridades civis, observar as normas de boa educação e não utilizar seu cargo para obter facilidades pessoais.
O policial militar pode trabalhar em diversos segmentos como auxiliar as relações públicas, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de almoxarifado; pode, também, trabalhar como digitador ou armeiro ou executar o patrulhamento.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o policial militar está em constante expansão, no entanto o salário pode variar dependendo do estado. Essa profissão, em alguns estados, não é valorizada apesar de todos os riscos que os policiais correm; desse modo, as oportunidades são limitadas. Entretanto, é visível a necessidade por reforços na segurança das cidades. E por isso, a abertura de novas vagas para polícia militar é frequente, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) o ideal é que tenha a cada 250 habitantes 1 policial.
Voltando ao assunto relacionado a policiais femininas, vamos abordar algumas histórias!
Ao longo dos anos as mulheres policiais se superam cada vez mais na busca de seu espaço. Mesmo atuando num universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais.
Foi no ano de 1955, que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP) promoveu a primeira experiência do Brasil de inserção das mulheres nas atividades policiais, tornando-se, deste modo, um paradigma de modernização para as corporações policiais do país
Mulheres policiais
O quadro feminino da polícia existe há 60 anos. É algo “muito” novo dentro da realidade da PM. E por ser uma instituição predominantemente masculina, é muito difícil ser mulher. Porque, a princípio, quando as policiais entram (para a corporação) é só para trabalhar no serviço assistencial. Não saía na viatura para fazer rondas ostensivas.
Depoimento Isabella Lopes- aprovada PC MS
Boa comunicação
Com a capacidade de comunicação, técnicas de convencimento e a imagem materna, as mulheres conquistaram seu espaço no segmento policial. Além disso, a imagem humanitária e igualitária que a mulher traz, faz com que a sociedade se identifique e se relacione melhor.
Vaidade
Hoje as mulheres se destacam seja como policial, delegada e tantas outras funções que realizam com prestação e atenção. E não pensem que a feminilidade é deixada de lado, porque não é! Mesmo com uniforme, no caso de alguns cargos, elas estão sempre arrumadas, maquiadas e bem vestidas. Mas isso, não tira sua autoridade e nem faz com que ela seja fraca!
Para você que tem o sonho de fazer parte desse mundo policial, mas tem outras obrigações que dificultam sua dedicação aos estudos. Não desanime, organize seus horários, se tem 2 horas por dia para se preparar, utilize-as, se tem 1 hora, perfeito, mas vale um estudo de qualidade do que em quantidade, lembre-se disso.
Já pensou em fazer um curso de formação de policial militar?
Nós te ajudamos a se preparar!.
Acesse: https://ipmil.com.br/inscrever/
Fontes:
https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/policia-militar/
https://blog.alfaconcursos.com.br/mulheres-policiais/
Postagens recentes
+50 UNIDADES POR TODO BRASIL
Mude Hoje O Futuro
Do Seu Filho!
Benefícios da Carreira Militar: